Repost – Monitoramento ninho saíra-apunhalada [Assista ao Terra da Gente na íntegra (25/12)]

Este texto é a reprodução de parte da matéria publicada no dia 23/12/2021 pelo Portal G1 – Terra da Gente, disponível em: Assista ao Terra da Gente na íntegra (25/12) | Terra da Gente | G1 (globo.com)

Nossa equipe acompanha algo inédito: pela primeira vez pesquisadores monitoraram simultaneamente dois ninhos da rara saíra-apunhalada

O TG já compartilhou no programa momentos especiais em busca de uma das aves mais raras do mundo, a saíra-apunhalada (Nemosia rourei). Nossas equipes percorreram trilhas em áreas preservadas da Mata Atlântica, no Espírito Santo, para ver de perto essa joia da natureza. Em uma das ocasiões o time registrou um feito mágico, o ninho dessa ave tão emblemática.

Desta vez retornamos até a região para acompanhar um momento inédito. Pela primeira vez os pesquisadores monitoraram simultaneamente dois ninhos dessa espécie, um na região de Castelo (ES) e outro em Santa Teresa (ES). Dividas as equipes se dedicaram por dias inteiros na mata para acompanhar e proteger a espécie que corre o risco de ser extinta.

Ninho em Castelo (ES) tinha três filhotes da espécie — Foto: Ananda Porto/TG

Assista ao Terra da Gente na íntegra (25/12)

https://globoplay.globo.com/v/10154198

Faça a diferença: Apoie nossos projetos

Faça a diferença: Apoie nossos projetos

Todas as doações são direcionadas para os projetos do IMD para arcar com despesas como equipamentos de pesquisa, combustível, alimentação da equipe, mão de obra dos projetos e demais despesas ligadas às atividades fim do instituto. Ou seja, o seu dinheiro será gasto com pesquisa, conservação e proteção da nossa fauna.

Aponte seu celular para esse QR-Code e faça sua doação via PayPal ou clique na logo.