A alimentação do jacaré-de-papo-amarelo – Jornada “Marginais” Cap.#7

Olá, pessoal. Tudo bem por aí? Esperamos que sim.

Hoje é dia de MasterChef Crocodiliano!

Neste capítulo vamos conversar um pouco sobre a dieta dos nossos amigos jacarés-de-papo-amarelo e como essa dieta pode variar ao longo da vida desses animais.

Então prepare um lanche que chegou a hora de falarmos sobre comida. – Peça ajuda ao seu nutricionista caso seja necessário.

Já parou para pensar do que se alimenta um jacaré? Inicialmente pode parecer uma pergunta fácil de ser respondida. Mas se eu te perguntasse como ele se alimenta? Ou ainda, o que comem, logo quando nascem?

Pois é, tudo isso precisa ser levando em conta quando analisamos a trajetória desse animal ao longo da sua jornada até a fase adulta. – O que, como, onde, quando... se comem.

De certo, que por ser tratar de um animal de topo de cadeia a resposta mais prática que encontramos é: Oras, ele se alimentam de vertebrados. Pois viemos aqui dizer que não é bem por aí.

tempo, incluindo tanto invertebrados (aracnídeos, crustáceos, insetos e moluscos), quanto vertebrados (anfíbios, aves, peixes, pequenos mamíferos, serpentes e cágados).

Esse hábito generalista confere uma vantagem de sobrevivência bem ampla, dentro do reino animal, que possibilita que os jacarés ocupem diversos tipos de ambientes (rios, ribeirões, açudes, lagos, entre outros).

Uma curiosidade é que, diferente das outras espécies de crocodilianos, o jacaré-de-papo-amarelo não é um exímio pescador, apesar de ter uma boa capacidade de locomoção devido à propulsão de sua poderosa cauda.

Em contrapartida ele possui o menor e mais compacto focinho, quando comparado com seus primos e irmãos, o que confere uma poderosa mordida ao capturar sua presa.

Outra característica de caça bem interessante é a capacidade desses animais, quando abocanham suas presas, de se contorcerem girando em 360 graus, dando o chamado giro da morte.

A ideia por trás da técnica é retirar um pedaço do que foi mordido e engolir por inteiro, pois diferente de nós, os jacarés não possuem a capacidade de mastigar. – O que é, no mínimo, prático.

Assim como comentamos à poucas linhas atrás, a dieta dos jacarés muda ao longo do de suas vidas, mas não é um padrão muito bem definido.

Observamos na natureza que o crescimento desses animais acompanha condicionantes ambientais e situacionais bem definidas como: idade, tamanho, habitat, sazonalidade e disponibilidade de alimento.

Para você ter uma ideia, um filhote de jacaré nasce com aproximadamente 30g e chega a mais de 50kg quando adulto.

Como estamos falando de desenvolvimento, a medida que o animal cresce, suas estruturas como os dentes por exemplo, também crescem. Isso possibilita a caça de presas maiores, e impede que haja competição direta entre adultos e filhotes pela comida – Lógico que acompanhando as condicionantes ambientais e situacionais que mencionamos ali em cima.

Assim, um ambiente mais equilibrado faz com que não haja competição entre as faixas etárias e através da mudança na alimentação, o jacaré promove o equilíbrio no ambiente em que está inserido.

Entender o que o jacaré-de-papo-amarelo come nos diferentes ambientes que consegue viver é de suma importância tanto para sua conservação, bem como dos ambientes que ele ocupa.

No mais, é isso, pessoal.

Maiores informações você encontra em nosso livro: Marginais – Jacarés da Mata Atlântica. #momentomerchan

Aqui fica um pequeno spoiler sobre o próximo capítulo da Jornada “Marginais”!

Faça a diferença: Apoie nossos projetos

Faça a diferença: Apoie nossos projetos

Todas as doações são direcionadas para os projetos do IMD para arcar com despesas como equipamentos de pesquisa, combustível, alimentação da equipe, mão de obra dos projetos e demais despesas ligadas às atividades fim do instituto. Ou seja, o seu dinheiro será gasto com pesquisa, conservação e proteção da nossa fauna.

Aponte seu celular para esse QR-Code e faça sua doação via PayPal ou clique na logo.