Bromeligenous na Mídia: Momento Natureza #1

Ciência Cidadã na preservação dos anfíbios de bromélia da Mata Atlântica

O Projeto Bromeligenous começou uma união com o Jornal STNews e agora temos uma coluna mensal chamada Momento Natureza!

Iniciamos a primeira coluna deste ano falando sobre a Ciência Cidadã!

A ciência cidadã tem produzido grande quantidade de dados sobre a biodiversidade, nos permitindo compreender variações ao longo do tempo e espaço, e auxiliando na elaboração de práticas de manejo e conservação. No entanto, obter essa compreensão pode ser difícil, permanecendo escassos dados para grande parte dos organismos da Mata Atlântica.

Desde 2012 o Projeto Bromeligenous tem desenvolvido engajamento comunitário no município de Santa Teresa, através de visitas às residências, bate-papos e distribuição de material educativo sobre anfíbios de bromélia. Neste contexto, o Projeto Bromeligenous em parceria com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) lançaram uma iniciativa de ciência cidadã no intuito de engajar ainda mais voluntários na busca pelos anfíbios de bromélia da Mata Atlântica.

Os voluntários interessados no projeto de ciência cidadã têm sido orientados a procurar e registrar os anfíbios em suas bromélias por meio de fotografia ou gravando 30 segundos de áudio, e em seguida, enviando-os ao Projeto Bromeligenous (27 99923-1824) ou para o app iNaturalist (https://www.inaturalist.org/projects/projeto-bromeligenous). Até o momento 34 espécies de anfíbios anuros já foram registradas pelos cidadãos voluntários de 55 localidades, incluindo espécies candidatas a entrarem em listas de espécies ameaçadas, como Phyllodytes kautskyi, classificada como Quase Ameaçada na lista de espécies ameaçadas de extinção do Espírito Santo.

Phillodytes Kautskyi – Fotografia de João Victor Lacerda

Confira a matéria completa no jornal: Momento Natureza
Para conferir na íntegra o Jornal STNews baixe o PDF abaixo:

Faça a diferença: Apoie nossos projetos

Faça a diferença: Apoie nossos projetos

Todas as doações são direcionadas para os projetos do IMD para arcar com despesas como equipamentos de pesquisa, combustível, alimentação da equipe, mão de obra dos projetos e demais despesas ligadas às atividades fim do instituto. Ou seja, o seu dinheiro será gasto com pesquisa, conservação e proteção da nossa fauna.

Aponte seu celular para esse QR-Code e faça sua doação via PayPal ou clique na logo.