Caiman Convida #3: Zalmir Cubas – Integração entre Conservação In Situ e Ex Situ.

Após cerca de 5 meses do começo do distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19, as “lives” continuam mobilizando pessoas e chamando atenção do público em geral. Por isso, o Caiman não poderia ficar de fora desta novidade.

Na noite de 12/08, aconteceu o terceiro episódio do novo quadro de bate-papo do Projeto Caiman e o tema foi: A Integração entre Conservação In Situ e Ex Situ.

O grande convidado do episódio foi o Dr. Zalmir Cubas (@zalmircubas), Médico-Veterinário, mestre em ciências veterinárias, médico-veterinário na Itaipu Binacional; professor de medicina veterinária; acadêmico titular da Academia Paraense de Medicina Veterinária e editor de diferentes livros sobre medicina de animais silvestres.

Quem completou o bate-.papo foi o Ms. Paulo Quadros (@wild.veterinary.family), Médico-Veterinário, mestre em ciências veterinárias, especialista em Medicina de Animais Silvestres pela NURFS/CETAS-UFPel. Paulo também é pesquisador no Projeto Caiman.

A “live” abordou assuntos como a importância de permitir um equilíbrio sustentável do planeta e a conservação da biodiversidade. Porém, o questionamento principal é: se este equilíbrio é tão essencial, por quê existem animais em zoológicos?

Não seria melhor manter essas espécies exclusivamente em seus habitats naturais? Manter populações em situação de cativeiro, muitas vezes, é necessário para salvar espécies que atingiram níveis críticos de ameaça de extinção.

Se você quiser saber mais sobre a importância da Conservação da Natureza e a integração entre a In situ e a Ex situ para salvar uma espécie, assista o bate-papo aqui no nosso site ou nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e canal do YouTube. Em nossas redes também é possível encontrar as “lives” anteriores e a programação das próximas.

PARTE 1

PARTE 2

Faça a diferença: Apoie nossos projetos

Faça a diferença: Apoie nossos projetos

Todas as doações são direcionadas para os projetos do IMD para arcar com despesas como equipamentos de pesquisa, combustível, alimentação da equipe, mão de obra dos projetos e demais despesas ligadas às atividades fim do instituto. Ou seja, o seu dinheiro será gasto com pesquisa, conservação e proteção da nossa fauna.

Aponte seu celular para esse QR-Code e faça sua doação via PayPal ou clique na logo.