Confira os novos voluntários do Projeto Chelonia mydas (2025/26)!
1 min de leitura
É com imensa satisfação que anunciamos os novos voluntários do Projeto Chelonia mydas! Se você não foi selecionado,…
Ler mais
O Projeto Chelonia mydas monitora o impacto de poluentes sobre as tartarugas-marinhas brasileiras. O projeto se inicou com os estudos do prof. Marcelo Renan de Deus Santos sobre patologia clínica de tartarugas marinhas na década de 2000, antes da fundação do IMD. Com o avanço científico e o risco cada vez maior imposto pela poluição, o projeto se consolidou como uma referência no estudo de contaminantes e seus efeitos sobre a saúde das populações de tartarugas-marinhas no Brasil.
O projeto visa mapear e compreender os processos e a ocorrência de enfermidades nas populações de tartarugas marinhas em ambientes impactados pelo homem e ambientes preservados, para subsidiar ações conservacionistas, aperfeiçoar e aplicar técnicas de biomonitoramento ambiental e diagnóstico de enfermidades nas populações de tartarugas marinhas no Brasil.




As atividades do Projeto Chelonia mydas envolvem estudos de ecologia, ecotoxicologia, epidemiologia, patologia, hematologia, bioquímica plasmática e imunologia de tartarugas marinhas.
Desde 2018 fazemos parte do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA), no qual monitoramos a saúde, a reprodução e os níveis de contaminantes nas tartarugas marinhas que ocupam as áreas afetadas pelos rejeitos de mineração do rompimento da barragem de Fundão.
Áreas de atuação: Vitória, Linhares (Regência e Povoação), Aracruz, Nova Viçosa, Praia do Forte, Arembepe e Parque Marinho dos Abrolhos.
1 min de leitura
É com imensa satisfação que anunciamos os novos voluntários do Projeto Chelonia mydas! Se você não foi selecionado,…
Ler mais
1 min de leitura
É com imensa satisfação que anunciamos os selecionados para a segunda etapa! Todos os inscritos irão receber um…
Ler mais
1 min de leitura
Que tal fazer parte do projeto que monitora a saúde das tartarugas marinhas nas áreas atingidas por rejeitos…
Ler maisQuem está à frente deste projeto.
Fundador do Projeto
Coordenadora
Bióloga
Biólogo
Pesquisadora Associada
Instituições que tornam este projeto possível.
Entre em contato para mais informações sobre nossos projetos.
Envie sua dúvida ou proposta de parceria.
E-mail não informado.Atendimento em horário comercial.
Telefone não informado.Endereço não informado.
Todas as doações são direcionadas para os projetos do IMD para arcar com despesas como equipamentos de pesquisa, combustível, alimentação da equipe, mão de obra dos projetos e demais despesas ligadas às atividades fim do instituto. Ou seja, o seu dinheiro será gasto com pesquisa, conservação e proteção da nossa fauna.
Aponte seu celular para esse QR-Code e faça sua doação via PayPal ou clique na logo.